Sobre o ICAO

O Santos Dumont English Assessment SDEA é o exame desenvolvido pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) para verificar o nível de proficiência na língua inglesa de pilotos, conforme o disposto na regulamentação pertinente, qual seja, Anexo 1 da Organização de Aviação Civil Internacional (OACI) e RBAC 61.

O exame avalia seis áreas da produção linguística: pronúncia, estrutura, vocabulário, fluência, compreensão e interações. Para cada uma dessas áreas, o exame classifica o candidato em cinco níveis – de um a cinco. A nota final é igual à menor nota recebida nas seis áreas. Para ser autorizado a realizar voos internacionais, o piloto deverá obter no mínimo nível final quatro – Operacional. O resultado completo, detalhando o nível atingido pelo piloto em cada área avaliada, é divulgado para o candidato por e-mail pela ANAC, até 30 dias úteis após a realização do exame.

O exame é dividido em 4 partes: AVIATION TOPICS, INTERACTING AS A PILOT, UNEXPECTED SITUATIONS e PICTURE DESCRIPTION AND DISCUSSION.

PART 1 – Aviation Topics

Na primeira parte do teste, “Aviation Topics”, os candidatos respondem a questões relativas à sua experiência profissional, às atividades cotidianas no desempenho da função de piloto e à aviação de uma forma geral.

Um dos objetivos desta parte é fazer com que os candidatos se sintam confortáveis durante a entrevista, criando uma atmosfera favorável para demonstrarem seu conhecimento do idioma. Entretanto, essas respostas também são avaliadas, devendo ser apropriadas e informativas.

É esperado que os candidatos respondam a cada pergunta em um tempo de aproximadamente 1 (um) minuto.

PART 2 – Interacting as a Pilot

Na segunda parte do teste, “Interacting as a Pilot”, o candidato interage com o controle de tráfego aéreo desempenhando o papel do piloto de uma aeronave bimotora, cujo indicativo de chamada (call sign) é ANAC 123.

Cinco comunicações radiotelefônicas diferentes são apresentadas. Cada situação é composta por dois áudios. O candidato pode ouvir até duas vezes cada gravação. Caso sinta essa necessidade, é importante que o candidato solicite essa repetição, interagindo como um piloto.

Dentro de cada situação, que pode ser previsível ou inesperada, o candidato deve agir como em um role-play – isto é, entrar no papel do piloto daquele voo e interagir com o controlador de forma apropriada, confirmando ou esclarecendo mal-entendidos como se estivesse em uma situação real.

Da mesma forma que o faria se estivesse na cabine, é permitido ao candidato fazer anotações enquanto escuta os áudios. Todas as informações devem ser reportadas. Ao final de cada situação da parte 2, após interagir com o controlador, é solicitado ao candidato reportar ao examinador todas as informações compreendidas no último áudio.

O objetivo da parte dois é avaliar a capacidade de compreensão e interação apropriadas do candidato. Em três situações, o examinador introduz oralmente ao candidato alguma complicação situacional. Em duas situações, essa é apresentada ao candidato através de uma foto.

PART 3 – Unexpected Situations

Na terceira parte do exame, “Unexpected Situations”, o candidato escuta três situações de emergência diferentes, apresentadas por meio de gravações de diálogos radiotelefônicos entre um piloto e um controlador.

Nesta parte do teste também é permitido fazer anotações. Cada interação é tocada automaticamente duas vezes, havendo uma pausa de 5 segundos entre elas. Em seguida, o candidato deve reportar, com as próprias palavras, todas as informações que conseguiu compreender, reportadas pelo piloto e pelo controlador, bem como responder a uma questão proposta pelo examinador. No final da Parte 3, o candidato deve comparar as emergências que escutou com relação ao grau de severidade, soluções possíveis e formas de prevenção.

O objetivo desta parte é não apenas avaliar a capacidade do candidato de identificar e compreender situações reais de emergência ou complicações situacionais através de gravações (canal não-visual), como também de interagir com o examinador ao relatar o que ouviu (face-a-face), fazendo a transição da fraseologia padronizada para o inglês geral. Além disso, as perguntas propostas pelo examinador na parte 3 dão ao candidato a oportunidade de expandir mais suas respostas e de demonstrar melhor sua proficiência no idioma.

PART 4 – Picture Description and Discussion

Na quarta parte do exame, “Picture Description and Discussion”, o candidato deve descrever uma foto e responder perguntas sobre a foto e relacionadas ao tema da foto, inferindo, avaliando, levantando hipóteses e comparando as consequências ocorridas em eventos passados, atuais e passíveis de ocorrer no futuro.

Em todas as versões é apresentada uma afirmação (statement) relacionada com aviação, e o candidato deve expressar se concorda ou não com ela, justificando sua opinião com argumentos e exemplos.

O objetivo desta parte é avaliar o desempenho do candidato ao sustentar conversas, expressando e justificando opiniões sobre um tópico relacionado à aviação. A habilidade em desenvolver, satisfatoriamente, diálogos de alto nível relacionados ao seu trabalho, utilizando o inglês geral, é o ponto crucial.

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